ANGOLA
Angola's tormented path to petro-diamond led growth









Sr. Antonio Julio Gonçalves, Administrator of Equador




Entrevista com

o Sr. Antonio Julio Gonçalves,
Sócio-Gerente do Grupo Equador


14 de Março 2001
Poderia falar um pouco sobre o Grupo Equador. Quando foi criado? Com que objectivos? Quem o criou?

A empresa EQUADOR é uma sociedade de direito Angolano, de Angolanos, estando a sua sede localizada no Largo Tristão da Cunha n.10 e 11. Foi constituída a 15 de Dezembro de 1989.

- O objectivo que norteou a criação da empresa foi o exercício de Industria, Hotelaria, Serviços de Turismo e Aluguer de Viaturas.
- Os sócios fundadores da empresa são: ANTONIO JULIO GONCALVES e ANTONIO JOSE BRANQUINHO MAIA;

Como está dividido o Grupo Equador?

A Empresa EQUADOR tem três áreas de actuação compreendidas pelas seguintes empresas:

- HOTELARIA
Hotel Continental
Aldeamento Turístico

- ALUGUER DE AUTOMOVEIS
Equador Rent-a-Car

- TURISMO
Equador Turismo

Quais são as suas actividades?

HOTEL CONTINENTAL

O Hotel Continental é propriedade da Equador desde 10.11.92, altura em que o mesmo foi comprado ao Estado por concurso publico. Esta Empresa projectou e dirigiu a sua reabilitação, decoração e equipamento.

O Hotel tem 65 quartos, 6 suites, restaurante, bar e uma sala de reuniões. Dispõe ainda de um terraço preparado para serviços especiais (cocktails e outros).
Desde a sua reabertura que a EQUADOR gere o Hotel sendo na actualidade um dos Hotéis mais credenciados de Luanda.

ALDEAMENTO TURISTICO

Devido a um contrato de Gestão celebrado entre a Equador e o INAP (proprietária do Aldeamento), a nossa Empresa gere desde 1992 o referido Aldeamento Turístico, composto por 32 vivendas com estadia dos hospedes de médio e curto prazo.

EQUADOR RENT-A-CAR

Este ramo de actividade da Empresa tem explorado o mercado de aluguer de viaturas de curta e longa duração, sendo neste momento um dos maiores operadores do mercado prestando todo o serviço de manutenção das viaturas nas nossas instalações.

EQUADOR TURISMO

Esta Agência de Turismo deu inicio a exploração de uma embarcação do tipo CATAMARAN, a qual faz passeios turísticos no percurso Baia de Luanda/ Ilha do Mussulo/Baia de Luanda todos os dias da semana, estando assegurando ao cliente, para além do passeio, um serviço de Bar aberto a bordo e na Ilha do Mussulo o almoço buffet.
O grupo está a planear mudanças nas infra-estruturas do Hotel para este ano?
Quais são as mudanças que pensa fazer ?Quanto é que o grupo ira investir nessas mudanças? Quando ficarão prontas?


No sentido de melhorarmos os serviços de acolhimento e das áreas sociais do Hotel, foi elaborado um projecto de Engenharia que contempla a construção de uma nova recepção voltada para a Baia de Luanda, um novo Bar, Salas de Reuniões e área reservada a Sauna, Massagem, Ginásio e Jogos. Pensamos que este projecto esteja concluído durante o mês de Agosto próximo.

Em termos comparativos, quais são as vantagens que o Hotel Continental tem em relação aos outros competidores como o Hotel Trópico e o Hotel Presidente?

O Hotel Continental em termos de serviço está entre os três melhores Hotéis de Luanda.

Qual será a expansão da Industria Hoteleira nos próximos cinco anos?

Nao temos uma previsão de expansão da Industria Hoteleira em Angola nos próximos cinco anos, embora saibamos que a medida que se consolida a paz em Angola os investidores estrangeiros manifestem investir fortemente neste pais em diversas áreas incluindo a construção de novos Hotéis.

Pensa o Grupo Equador fazer um outro investimento num futuro próximo?
Se sim, em qual área de actividade? Este investimento envolve algum sócio estrangeiro?


A Equador aposta no futuro de Angola e naturalmente pretende continuar a contribuir para o seu desenvolvimento. Embora nao tenha de momento em carteira novos projectos, em qualquer instante poderá vir a desenvolve-los seja na área em que esta envolvida ou noutras ligadas a Industria e Comércio, com ou sem partires estrangeiros.

Qual é a sua mensagem para os leitores da Forbes Global / World Investment News que estão procurando novas oportunidades de negocio na região Sul de África?

A mensagem que dirigimos aos leitores Forbes Global / World Investement News, vai no sentido de os encorajar a prosseguir no trabalho de divulgação com qualidade dos negócios das empresas e oportunidades de investimento na região sul de África, condição indispensável para o desenvolvimento das mesmas e dos países onde elas estiverem inseridas.

 Read on 

© World INvestment NEws, 2002.
This is the electronic edition of the special country report on Angola published in Forbes Global Magazine. February 18th, 2002 Issue.
Developed by AgenciaE.Tv