Angola: Interview with Moiseis Amaro Mona

Moiseis Amaro Mona

Director Geral (Grupo Afri-Rueptereis)

2011-05-31
Moiseis Amaro Mona
O sector comercio em Angola cresceu muito nos últimos anos e tem um grande potencial, com sua grande experiência de diversos anos no sector, qual e a sua análise sobre a economia Angolana e o sector em que esta a intervir?

É verdade o comercio cresceu muito em Angola nos ultimos nove anos, falo desde a altura em que alcançamos a estabilidade politico militar, porque o conflito armado foi um grande handkap para o desenvolvimento, esta estabilidade está a propiciar o densevolvimento.



Iniciou sua actividade há bastante tempo, prestando serviços no sector  construção, comercio e industria. Conte-nos sobre o histórico da empresa e que decisões estratégicas fizeram que a empresa chegasse onde esta agora?

Iniciei a actividade com muita dificuldade, mas ha um adagio popular diz o seguinte “quem corre por gosto nao se cansa”. Sempre tive como alvo fundar ou constituir uma sociedade comercial que se especializa-se no ramo de comercializaçao e assistencia tecnica a geradores e motocicletas porque o pais estava carente destes bens.



Quais são os principais projectos a curto e medio prazo e as novas aventuras comerciais?

Estamos nos expandindo para outras areas do territorio nacional porque Angola é um todo.
Alem da expansao aludida estamos tambem a direcçionar as nossas atençoes para a area da educaçao, industriada e a imobiliária.



Quais são seus principais clientes? Sua empresa busca novos clientes ou fortalecer o relacionamento com seus actuais clientes?


Os nossos clientes sao cidadaos comuns, procuramos sempre novos clientes, devido a caracteristica dos bens que comercializamos ou seja  os nossos produtos são duradouros  e para tal temos de buscar sempre novos clientes para que outros também possam absorver nossos produtos. Estamos buscando novas parcerias  desde que tragam mais valia para o pais e para a empresa, são bem vindos e uma mais valia. Estamos abertos para novas parcerias.



Qual dos sectores o senhor acredita mais?

Acredito mais na energia renovável, na industria imobiliária, por isso decidimos estes dois segmentos como os prioritarios para a nossa firma.



Na sua opinião, de que forma os investimentos estrangeiros são importantes para o desenvolvimento do País, inclusive para sua empresa?

O mundo hoje está globalizado e ninguém vive isolado, por este facto os que tem já algum capital  devem vir e ajudar com sua experiencia e recursos para alavancar a nossa economia.



O sector do comercio tem um grande potencial de crescimento, existe muitos estrangeiros a intervir neste sector, Na sua opinião apartir desta data em que realizamos esta entrevista, nos proximos sete anos qual é a visão que tem para Afri Rueptereis?

Se houver alguns apios pensamos nos que poderemos nos situar no nivel de uma media empresa com um quadro de pessoal superior a cem trabalhadores.



Qual seria a sua mensagem final para os nossos leitores, que são empresários e potenciais investidores em Angola, e que ao de ler a entrevista que nos concedeu? sobre a sua empresa na revista US News e no nosso website?

 Para os leitores desta entrevista a mensgem é a de que Angola esta crescer a todo vapor, aqueles que querem investir, a oportunidade é esta, a lei sobre o investimento estrangeiro foi simplicou muitos requisitos para facilitar exactamnento este processo por isso é chegado para investirem.
  Para os meus concidadaos é serem utopicos porque é possivel.

       Muito obrigado.