Go to homepage
GMT
Timezones of the world
Home  |  Reports & Interviews  |  Special EventsOnline Shop Online Shop
Full reports on countries or regions, and interviews to top personalities Articles developed by Winne on any matter regarding emerging markets Forums Store
Search by Region
Click for a bigger map
SSA : ANGOLA : Universidade Privada de Angola (UPRA)

Universidade Privada de Angola
Address Rua Samuel Bernardo, 53/55
Phone (+00 244) 222 396984
Site: www.exodus-digital.com/upra
Mail: lmartins@upra.ao


UNIVERSIDADE PRIVADA DE ANGOLA

Instituto Superior Privado de Angola - ISPRA, hoje Universidade Privada de Angola, UPRA, foi a segunda instituição privada de ensino superior, em Angola, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do sistema educacional do país. Criada por Decreto do Conselho de Ministros e reconhecida pelo Ministério da Educação através do Decreto Lei nº 38/00, encontra-se a funcionar desde 17/04/2000. Entidade colectiva de direito privado, é dotada de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira e disciplinar, e destinada a formação de quadros superiores em diversos ramos do conhecimento.

Prioritariamente vocacionado para a área da Saúde, abriu com os cursos de Odontologia, Fisioterapia, Ciências Farmacêuticas e Enfermagem. Dilatou posteriormente, a sua área de formação, com a abertura dos cursos de Psicologia, Relações Internacionais, Comunicação Social, e nas áreas politécnicas, com os cursos de Engenharia Civil, Informática, Turismo, Arquitectura e Urbanismo e Gestão e Contabilidade.

Esta diversificação foi motivada pela grande procura por parte da massa estudantil, condição percebida e viabilizada pela instituição de vanguarda que a UPRA configura.

Dada a sua célere expansão e asseverando-se a manifesta necessidade de instituições de ensino superior noutras províncias do país, o Instituto determinou dar mais um importante passo em prol do crescimento da Educação em Angola, com a abertura dos núcleos de Cabinda em Julho de 2003 e mais tarde do Lubango a 3 de Maio 2005, ambos totalmente financiados por fundos próprios.

Todos os cursos ministrados, possuem o grau e licenciatura, com um plano de curso de 5 anos lectivos.

A UPRA atenta e comprometida com os avanços tecnológicos tem 2 Laboratório de informática onde coloca a disposição do seu corpo docente e discente, uma biblioteca virtual, revistas electrónicas e demais recursos ligados a área.

Para além dos cursos mencionados ministra ainda um mestrado de Gestão de Serviços de Saúde, promovendo a formação de alunos, docentes e funcionários.

No pressuposto do reconhecimento internacional, como entidade cientificamente credível, foram estabelecidos acordos de parceria com outras instituições de ensino superior, da América Latina, Cuba e Brasil e ainda da União Europeia, Portugal e Espanha.

Existem, em especial, acordos de colaboração pedagógico-cientifica com a Universidade Paulista de São Paulo, Universidade de São Paulo, UNICAMP, Universidade Federal de Pernambuco, Unibratec, Brasil, e com os Institutos Politécnico e D. Afonso III, Universidade de Coimbra de Portugal, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Universidade de Braga, Instituto Europeu de Formação de Empresários, em Portugal, e a Universidade Politécnica de Madrid em Espanha. Existe igualmente um intercâmbio com 2 universidades dos EUA para na pesquisa de fosseis que se pretende alargar e melhorar.

O UPRA além da intensa actividade pedagógica propicia uma gama de actividades conducentes a uma melhor inserção na vida académica e a criação de um clima de cordialidade entre estudantes, docentes e funcionários, como actividades desportivas e culturais. Entre as actividades culturais há a referir as actividades do grupo de teatro e do grupo coral, no desporto terem ganho o campeonato universitário de 2006 de Basketball.

O primeiro ano lectivo arranca com 1.000, alunos, aumentando o seu número rapidamente nos anos subsequentes. Em 2005 atinge cerca de 5 mil alunos, dos quais 4.600 em Luanda 300 em Cabinda e 156 no Lubango.

A sede da UPRA, em Luanda, situa-se junto a Filda, onde se encontram os serviços centrais, administrativos e pedagógicos, como a Direcção Geral, a Biblioteca informatizada, o Anfiteatro, os Laboratórios multidisciplinares [de Informática, Anatomia, Biologia, Química, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica e Microscopia] o Teatro Anatómico, e um Centro Médico.

Este espaço, inicialmente suficiente, mostrou-se exíguo após 5 anos de laboração, tendo sido necessário adquirir um outro adicional, situado no centro da cidade de Luanda. As previsões porém, de um crescimento em flecha, definiram a premência da construção de um campus universitário, já em curso, o qual incluirá todas as infra-estruturas indispensáveis ao bom funcionamento de uma estrutura de ensino superior.

O UPRA continuará a crescer; no domínio do saber e continuará também a ser a instituição idónea e atenta que sempre foi. Esteja connosco, pois estaremos sempre consigo! UPRA uma experiência para o futuro com Excelência e vocação para a competitividade

 

World Investment News is currently in Angola for the production of an international business report. Should you be interested in contacting our team, please send an email in: contact-us, along with your coordinates and area of interest.

 

Make World Investment News Your Homepage.
World Investment News: Your Online Source Of Information On Investment Opportunities
© 2004, 2008World INvestment NEws
, Multimedia Information Company
Contact  |  Legal Terms  |  About Us  |  Career Opportunities  |  Sitemap  |  Advertise With Us  |  Related sites