ANGOLA
Angola's tormented path to petro-diamond led growth











ANGOLA SELLING CORPORATION
(ASCORP)


Interview with

Mr. Noe Jose Baltazar,
Administrator

21de Março 2001

In 1985, Diamang having recently come under government control, ended its marketing contract with the CSO (the De Beers controlled Central Selling Organisation). What prompted this decision at the time?

A Diamang de facto vinha mantendo um contrato de vendas com a CSO mas com a liquidação da Diamang e com o surgimento da Endiama naturalmente as relações contratuais existentes também cessaram. Mais tarde com a redeminizacao da própria Endiama, adoptou um mecanismo de comercialização próprio que consistia na venda dos seus diamantes no mercado livre. Posteriormente, en 1989 a Endiama veio a celebrar um novo contrato com a CSO para a venda de diamantes da bacia do kuango .

However Endiama never completely reverted to marketing its entire production through the De Beers controlled CSO. Can you tell us how different was the new marketing arrangement from the first one, originaly passed with Diamang?

Em 1989, o mecanismo de comercialização consistia em duas vertentes ; uma no mercado livre quer nomeadamente as produções do Lucapa e Nzage e outra comercialização através da CSO que eram 100% da comercialização da bacia do kuango. A Endiama nesta altura criou a Endiama selling corporation, com sede em Antuérpia que era uma joint-venture entre Staiments e Endiama numa proporção de 50% para cada uma das partes. Essa associação comercializava todos os diamantes da área mineira do Nzage e Lucapa.

From the mid 1980's the intensification of the civil war led to growing security problems and the rise Garimpo miners involving tens of thousands of informal diggers and traders. In answer to this growing form of unofficial diamond trading, as from the beginning of the 1990's the government started issuing concessions to small scale Angolan operators.

Did the implementation of this policy have a role in bringing about the decision to create ASCORP, thus stripping Endiama of the marketing of Angola's diamonds, leaving it only with the responsibility to issue diamond concessions?

Realmente interessa corrigir ai uma informação. Ate 1995, a Endiama era a única concessionária. Começou a desenhar-se um cenário para a atribuição de pequenas concessões a pequenos produtores, foi certamente uma iniciativa que visava fazer o aproveitamento de áreas marginais, entretanto, por forca de um acompanhamento rigoroso desta intenção e por outro lado a intensificação dos actos de guerra nessas regiões, este processo nao teve continuidade na perspectiva que se tinha, antes pelo contrario, possibilitou um garimpo desenfreado e consequentemente vários mecanismos de comercialização, ou seja, Angola aparecia no mercado sobre varias direcções, proveniência dos seus diamantes o que passou-se associar esses diamantes fortemente ao conflito armado. E neste processo a Unita, representou um papel bastante significativo porque tinha sobre controle nao só a bacia hidrográfica do kuango, mas também algumas outras zonas da Lunda-Norte.

De forma a poder repor uma disciplina de funcionamento neste sector pela importância quem eles representam para a reconstrução do pais, o governo decidiu implementar um mecanismo de comercialização, que já alguns anos atras tinha sido idealizado a criação de um canal único com participação de vários accionistas, foi no fundo o que levou a implementar rapidamente a ASCORP.

Can you give us a brief history of ASCORP.

A Ascorp foi criada em fevereiro de 2000, em resposta a necessidade de organizar o seguimento da comercialização dos diamantes em Angola, por força de toda indisciplina que se terá instalado no sector diamantifero no domínio da comercialização. Por outro lado, surge como uma resposta as exigências da comunidade internacional no controle dos diamantes em conflito. De igual modo, os instrumentos que se propõe a estabelecer uma fonte de recursos para desenvolver o sector mineiro em particular. Todas essas vertentes fazem da Ascorp ser um grande instrumento ao serviço de Angola para o seu desenvolvimento.

UNITA's illicit diamond trade has recently resulted in a United Nations worldwide ban on the purchase of unofficial diamonds from Angola. Are you satisfied by the measures taken by the international community to enforce this ban?

O mecanismo de sanções aplicado pelas nações unidas e realmente uma medida de enaltecer por quanto ela estabelece ou legitima um recurso que e propriedade, nao de uma facão militar, mas de uma nação, de um povo e nesse caso concreto os diamantes constituem um património de Angola ou do povo de Angola, mas que tem que ser utilizados para prosperidade e nao para a guerra . Com essas medidas tomadas pela comunidade internacional possibilitaram a Angola, poder estabelecer um conjunto de mecanismos internos ou asseguram para que os diamantes provenientes das zonas exploradas pelo governo, possam encontrar um mercado livre e possam ser comercializados sem o estigma do sangue, resultante dos conflitos militares suportados ou apoiados por recursos financeiros provenientes da venda dos diamantes.

Portanto, Angola esta empenhada com outras organizações internacionais a ajudar a criar uma legislação internacional que possa de uma vez por todas controlar com maior eficiência a circulação dos diamantes de modo a que se retirem a possibilidade de haver um fluxo mercantil dos diamantes provenientes de áreas onde ha conflitos militares.

In your opinion, how successful has this ban been, since its implementation in 1998?

Os resultados pelas estatísticas são evidentes, ha dois anos atras apareciam no mercado internacional, diamantes provenientes de Angola, que nao passavam pelo seu circuito legal. Hoje nao podemos afirmar que nao existam mais, mas nao são significativos quando eles aparecem no mercado tem varias proveniências e são sempre considerados como diamantes ilícitos, e a legislação que estamos a produzir visa tratar especificamente desses casos. Recentemente houve um questionário, feito pelo grupo de kimberlain, foi o grupo que tomou a peito a campanha de luta contra os diamantes de sangue que e muito especifica em relação a diamantes provenientes quer de Angola, quer da Serra Leoa. Quer dizer que os diamantes que aparecerem no mercado provenientes de Angola que nao tenham um certificado de origem, são apreendidos pela entidade local e devolvidos a Angola.
Could you give us a concrete example of how the ban is diminishing the illicit trade of conflict diamonds in Angola?

O volume de exportações officiales do mercado artisanal por exemplo, que e onde reside a grande questão em relação ao combate de trafico ilícito, relativamente ao ano de 1999, o ano 2000 registou um aumento de 41%.

What estimates do you have on the growth of the illegal diamond trade?

If Ascorp had not set up this system to officialise artisanal production, the above figure would be very small.

Do you have any forecasts for 2001, of the growth of the official artisanal diamond trade?

We are trying to give technical and finacial support to garimpeiros (artisanal miners) for small mining projects. There we expect the official artisanal diamond trade to grow steadily in 2001.

There are already a handful of large international mining companies working in association with Endiama on capital intensive kimberlite diamond mining projects. Are there still opportunities for more joint ventures between Endiama and foreign mining companies?

Certamente que existem outras grandes oportunidades para a possibilidade de empresas de grandes dimensões, possam se associar a endiama na exploração de depósitos primários, porque o território da Lunda-Norte nao esta suficientemente coberto, em termos de prospecção e pesquisa de novos depósitos minerais, de diamantes. Isto faz com que o potencial de novas descobertas seja bastante grande. Por conseguinte, qualquer empresa de grande dimensão, tem exactamente a oportunidade excelente de poder se associar a Endiama e definir um projecto de prospecção, pesquisa exploração dos depósitos primários. Para dar o exemplo, a bacia do kuango ate hoje a própria endiama, nao tem informação sobre as fontes primarias que deram origem aos depósitos aluvienares que existem na bacia do kuango. Ha informações que a DeBeers, descobriu mais algumas dezenas de kimberlites na região do Lucapa, e outras regiões onde as ocorrências diamantiferas são evidentes em grandes potencialidades. Por isso, incentivamos empresas que estejam interessadas, as grandes main-houses de poderem fazer as suas aplicacoes de modo a se associarem a Endiama para a prospecção pesquisa e exploração dos depósitos primários.

One of the principal concerns of foreign mining companies considering an investment in Angola is security. How do you address this concern?

Bem, segurança e sempre um elemento vital e importante a ser considerado em qualquer projecto, muito particularmente aqui em Angola onde nos vivemos ainda um clima de guerra, entretanto se nos considerarmos comparativamente o nível de segurança uns anos atras com o que se verifica hoje, podemos constatar que ha um melhoramento nas condições de segurança nas áreas mineiras. E o governo esta a fazer um esforço para levar ate as áreas mineiras, uma segurança capaz de permitir o desenvolvimento desses projectos mineiros, temos alguns exemplos onde isto já acontece, o caso Catoca, Chitotolo, o Mufuto e certamente outros casos surgirão, e com as medidas legais que certamente estão a ser preparadas com a opção da pregolacao da circulação de pessoas e bens com o reforço das autoridades locais, o assentamento das populações, o credenciamento de todos esses interventores na produção artesanal, são medidas que vão contribuir muito para o controlo e consequentemente a segurança e estabilidade nessas localidades.

Should there be a rise in the level of confidence foreign mining companies have in the security situation in Angola.

Nos pensamos que com a estabilidade o sector diamantifero será afectado segundo duas vertentes:
Uma vertente de redução de custos, porque com a estabilidade vai permitir a circulação de pessoas e bens, que se faça fundamentalmente por via terrestre que hoje é feito por via aérea, o que representa uma poupança enorme e até mesmo uma utilização das operações porque isso permitira que outros tipos de equipamentos que são transportados por via aérea possam ser transportados por via terrestre o que vai melhorar muito significativamente as condições da operacionalidade dos projectos.
Outra mais valia, será efectivamente ligado as novas descobertas de expansão dos actuais projectos. Nos perspectivamos no fim do ano, termos uma produção que se aproxima ao valor estimado em cerca de um bilhão de dólares.

In 1998, official diamond exports were estimated at $650 million. What were they in the year 2000?

$739 000 000 en 2000.

Therefore exports could be increased by approximately another $250.000.000 to reach $1 billion?

Si, solo con projectos mineiros que neste momento estão em fase de expansão e de reorganização.

 Read on 

© World INvestment NEws, 2002.
This is the electronic edition of the special country report on Angola published in Forbes Global Magazine. February 18th, 2002 Issue.
Developed by AgenciaE.Tv